O veículo foi recuperado pela PM de Itaquiraí (Fotos:Divulgação/PM)
Na noite de ontem (15), a Polícia Militar de Itaquiraí, recuperou um veículo Hyundai/ Vera Cruz, que havia sido roubado no estado de São Paulo.
Por volta das 23h, a PM recebeu uma denuncia anônima de que um veículo Vera Cruz de cor preta, estaria circulando pela cidade, e que o mesmo seria roubado.
De imediato a guarnição saiu em diligencias pela cidade, conseguindo localizar o referido veículo dentro do quintal de uma residência no bairro Monte Castelo. Na residência os policiais militares foram recebidos pelo morador do local.
Ao verificarem o veículo os policiais, constaram que o mesmo só continha o banco do motorista. Foi localizado ainda dentro do veículo um radio transmissor.
Ao fazerem a checagem do das placas, foi constato que as mesas eram clonadas de doutro veículo da mesma marca e com as mesmas características. Em consulta pela numeração do chassi, foi constatado que o veículo era produto de roubo ocorrido na cidade de São Paulo.
Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão ao morador, que foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Itaquiraí, juntamente com o veículo apreendido, para serem tomadas as devidas providencias sobre o caso.
Segundo a polícia, pelo modo em que o interior o veículo estava, ele seria usado para o transporte de produtos ilícitos – contrabando ou tráfico.
Foi localizado dentro do veículo um radio transmissor.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu, em um comunicado sobre o vírus Zika, sobre os riscos para mulheres grávidas no Rio de Janeiro, palco da Olimpíada: "Mulheres grávidas continuam a ser aconselhadas a não viajar a áreas de contínua transmissão de zika. E isso inclui o Rio de Janeiro", afirmou a organização em um comunicado nesta quinta-feira.
É a primeira vez que a organização faz recomendação específica para a cidade, a menos de dois meses dos Jogos Olímpicos
À BBC Brasil, o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, explicou que é a primeira vez que um alerta a respeito da zika é direcionado à cidade-sede dos Jogos, mas enfatizou que as recomendações são as mesmas feitas para todas as regiões onde casos da doença foram observados e, portanto, não se trataria de uma discriminação.
"Esse é o primeiro comunicado específico a respeito da zika e dos Jogos Olímpicos. Anteriormente não havíamos abordado nenhuma cidade diretamente, mas isso é um esclarecimento dentro do contexto das recomendações que já vinham sendo feitas a viajantes", disse Lindmeier.
O informe diz ainda que parceiros sexuais de mulheres grávidas que retornem do Rio só devem ter relações sexuais com camisinha, ou se abster, durante todo o período da gestação.
Recomendações
De maneira geral, a OMS aconselha aos viajantes que consultem um médico antes de ir aos Jogos.
"Evite visitar áreas empobrecidas e superpopulosas em cidades e vilarejos sem água encanada e com saneamento precário (criadouros ideais de mosquitos), onde o risco de ser picado é maior."
A organização recomendou também que os turistas procurem acomodação com ar-condicionado, para evitar que mosquitos entrem pelas janelas, e ressaltou que é preciso praticar sexo seguro.
"Use preservativos correta e consistentemente, ou abstenha-se do sexo durante sua estadia e pelo menos quatro semanas após seu retorno, particularmente se teve ou experimentou sintomas do vírus Zika."
O aviso sugere o uso de repelentes e de roupas claras com mangas longas, para reduzir o risco de ser picado.
Feitas as recomendações, a OMS faz a ressalva de que os Jogos Olímpicos ocorrerão durante o inverno e nessa época "há menos mosquitos ativos" e "o risco de ser picado é menor".
A OMS e a Organização Pan-Americana de Saúde aconselham o Brasil em questões de políticas de saúde pública. A organização também tem um memorando de entendimento com o Comitê Organizador dos Jogos para ajudar a mitigar os riscos de atletas e visitantes contraírem zika.
De acordo com o último boletim epidemiológico, também publicado nesta quinta, 58 países e territórios já registram a presença da doença, sendo que 45 experimentam pela primeira vez um surto de zika em 2015.
No Brasil, o primeiro caso de zika foi confirmado em 7 de maio de 2015, dando início a uma epidemia associada à má-formação de bebês, com casos de microcefalia, e à ocorrência da síndrome neurológica de Guillain-Barré.
As anormalidades levaram a OMS a decretar emergência de saúde pública mundial, para melhor acompanhar a epidemia.
NotíciasTerra
Postado por: Ygor I. Mendes
segunda-feira, 9 de maio de 2016
Bonito é destaque em portal de notícias chileno
Região Centro-Oeste é recomendada para turistas durante as Olimpíadas.
Aquário Natural de Bonito
O Tour da Tocha pelo Brasil começou na última terça-feira (3) e a chegada do símbolo das Olimpíadas ao Brasil já rendeu manchete no exterior.
O portal de notícias Global News, do Chile, publicou uma matéria sobre as regiões em que a tocha passará, suas peculiaridades e turismo local. Um dos destinos mencionados na reportagem foi Bonito, paraíso do ecoturismo de Mato Grosso do Sul.
“Mergulho, rapel, cavalgadas, passeios, belas cachoeiras e cozinha regional são pontos altos de uma vista pelo Mato Grosso do Sul. Cavalgar pelas planícies verdejantes, ver o pôr-do-sol enquanto se pratica canoagem e caminhar pela selva são algumas das vantagens deste destino”, traz a reportagem.
As Olimpíadas são uma oportunidade para a promoção de diversos destinos turísticos brasileiros, além do Rio de Janeiro. Para o presidente da Embratur, Marcos Salles, “o Tour é uma oportunidade de internacionalizar os ganhos da Olimpíada e Paralimpíada, mobilizar o País em torno desse megaevento, amplificar os ganhos de imagem e promover todas as regiões brasileiras em uma grande celebração turística”.
As Olimpíadas começam no dia 5 de agosto e se estendem até o dia 21. Já as Paraolimpíadas acontecem de 7 a 18 de setembro.
PortalBonito
Postado por: Ygor I.Mendes
terça-feira, 3 de maio de 2016
Oito cidades do sul do Estado recebem mutirão do DPVAT esta semana
Oito cidades da região sul do Estado recebem nesta semana o mutirão do DPVAT, programa desenvolvido pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e que visa realizar a conciliação dos processos do seguro obrigatório para veículos terrestres.
Desde hoje (2) até sexta-feira (6), o mutirão vai visitar Caarapó, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi, Sete Quedas e Amambai. A estimativa é que 180 processos considerados suscetíveis de acordos sejam analisados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de
Conflitos do TJ.
Conforme o TJ, a iniciativa, inédita no Brasil, homologou 1.088 acordos ano passado, quando o projeto foi lançado. A efetividade do mutirão foi alta, resolvendo 67% do total de casos atendidos. O número superou a expectativa do Tribunal, que repetiu o programa em 2016.
Esse será o terceiro trajeto feito no ano pelo mutirão. No último realizado, semana passada, foram agendadas 91 audiências, sendo realizados 74, com 43 acordos e 31 casos em que as partes não chegaram a um denominador comum. Em 17 casos, as partes não compareceram para a audiência.
Depois desta semana, o mutirão do DPVAT vai até Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Brasilândia e Três Lagoas entre os dias 11 a 13 deste mês, encerrando os trabalhos de maio em Ponta Porã, nos 23, 24 e 25. Entre 1º de junho e 1º de julho, Campo Grande é quem recebe o mutirão